4.11.09

Ambientalismo, Animais, Vegetarianismo...



Questão essencial sobre ambientalismo, defesa dos animais e a sua relação com o VEGETARIANISMO.


Caros amigos da espécie humana :)
Venho aqui deixar uma importante questão filosófico-ético-ambiental acerca da relação entre os defensores dos animais e da natureza, e a sua relação ou opinião com o vegetarianismo.


- Quem se considerar um defensor da natureza e/ou dos animais, é igualmente vegetariano? Se não for, porque, e não considera ser isto um paradoxo e incoerência?


Então vamos examinar um pouco estas questões. Em primeiro lugar é importante referir que o ser humano não precisa de ingerir nenhum tipo de carnes nem outros supostos alimentos de origem animal, podemo-nos alimentar em exclusivo de plantas. Estudos científicos e o exemplo prático de vida de muitas pessoas que optaram por serem vegetarianas puras e são saudáveis, provam isso mesmo sem qualquer sombra de dúvidas.


Assim, sendo que o vegetarianismo é um passo fundamental e necessário, e na minha opinião mesmo obrigatório, para ajudar directamente na protecção de milhares de milhões de animais torturados, escravizados e mortos todos os anos pelo mundo fora, assim como evita uma sobre-exploração, destruição e poluição massiva na natureza, na minha opinião seria coerente optar por esta filosofia de vida, muito mais ética, saudável, sustentável e amiga do ambiente. As consequências benéficas ao se optar pelo vegetarianismo são imensas, pois afecta literalmente todos os campos, desde questões sociais, ambientais, animais, saúde, profissionais, éticas, humanitárias a espirituais. 
Deste modo posso dizer que só existem vantagens nesta escolha, tanto para as pessoas como para todo o planeta. Obviamente que sobre estas duas matérias, sobre proteger os animais e o ambiente, apenas optar pelo vegetarianismo não é suficiente pois é preciso fazer mais, mas é sem dúvida um primeiro e grande passo em frente, neste aspecto se calhar o mais simples e importante que possa ser dado na nossa vida.



Se não estiver bem informado/a sobre estas matérias, aconselho a ver por exemplo, os links abaixo indicados, outros sites e a ver documentários sobre o assunto.
Na minha experiência de muitos anos como vegetariano, amigo dos animais e ambientalista, estou com melhor saúde e posso afirmar sem quaisquer dúvidas, que considero ter sido uma das melhores opções tomadas na minha vida, e da qual obviamente não me arrependo nem nunca me arrependerei. Tomei esta decisão por muitos motivos, especialmente por respeito a todos os animais (ética), ao ambiente/planeta e à minha própria saúde. Diz-se "tu és aquilo que comes", e eu não pretendo ser constituído por partes de cadáveres animais, que sofreram horrivelmente e foram mortos em "meu nome", enquanto consumidor. Em termos filosóficos e biológicos, não me considero ser superior a outros seres vivos e muito menos acho que o Ser Humano tenha qualquer justificação para auto-denominar este ser vivo ou este ecossistema natural, como sendo sua propriedade, e assim poder explorar de forma insustentável e sem qualquer respeito pelos mesmos, com o objectivo de ganhar lucros e satisfazer outras necessidades mesquinhas ou superficiais. 
Considero que isto é um pensamento obtuso, irracional e perfeitamente egoísta, e provavelmente a arrogância mais extrema e perigosa. Foi precisamente este tipo de pensamento que originou ao longo de milénios, na escravidão e genocídio de muitos milhões de pessoas consideradas "inferiores", somente por serem diferentes.


Há quem chegue ao cúmulo de considerar que o planeta pertence a si ou á sociedade no geral, quando a realidade somos nós que pertencemos à natureza, e quando de alguma forma prejudicamos a natureza, acabamos por nos prejudicar a nós mesmos. Os ecossistemas da Terra funcionam de uma forma interconectada, o que afecta um ecossistema, afecta outro, e por ai adiante, como um efeito dominó. Designa-se isto igualmente como "a teia da vida" (a vida interligada), pois onde uma mosca pousa, as vibrações sentem-se por toda a teia, ou seja, na natureza, com o tempo as acções do Homem sentem-se por todo o planeta através do efeito dominó, afectando tudo e todos. 
Um dos problemas de muitas pessoas, é que vêm as coisas com a mente e olhos fechados ou de uma forma limitada, pensando apenas em curto prazo, o que normalmente acaba por não funcionar. É preciso abrir a mente e pensar a longo prazo para encontrar soluções verdadeiramente sustentáveis, fazer "ciclos fechados" em vez de "ciclos lineares", onde os recursos nunca se esgotem (ver Story of stuff e ler permacultura). Para evitar problemas graves e duradouros, há que aprender a viver em harmonia com a natureza, connosco e com os outros.


"A nossa liberdade termina onde começa a liberdade de outros": esta pequena frase indica em poucas palavras uma questão deveras essencial. Obviamente temos e deveremos ter a liberdade de podermos fazer as escolhas que quisermos, o que é realmente importante pois é a principal base para o desenvolvimento individual, mas antes de se tomar decisões, deveremos reflectir sobre se essas mesmas decisões irão de alguma forma, directa ou indirecta, influenciar negativamente outros seres e a natureza em geral. Temos o direito de decidir, mas não o de prejudicar os outros e o ambiente. Antes de se tomar decisões, há que ter em conta todas as vantagens e desvantagens das mesmas, e assumir as devidas consequências e responsabilidades.


Se o planeta está no grave estado em que está, com problemas de alterações climáticas, secas, biodiversidade muito reduzida, poluição, extinção de milhões de plantas e animais, sobre-exploração dos recursos, fome, sofrimento, morte, com espécies de animais e plantas "frankeinstein" (transgénicos) a contaminar a natureza, etc... isso deve-se quase em exclusivo às inconsciências e irresponsabilidades das decisões tomadas pelas pessoas em geral, e das quais as consequências são e serão gravíssimas. 


Infelizmente as sociedades de hoje foram "educadas" (na minha opinião manipuladas) de uma tal forma negativa, que considera-se que a economia e ter um estilo de vida abastado como o mais importante valor na sociedade, para o qual as pessoas devem trabalhar afincadamente quase sem parar e em más condições, para um dito "desenvolvimento" que é ilusório e artificial, tudo em sacrifício de aspectos sociais, familiares, éticos e ambientais. Os mais altos valores devem ser outros, deverá haver uma séria mudança de mentalidades nas sociedades, para valorizar aspectos sociais, familiares, espirituais, éticos e ambientais.
A mudança para melhor é possível, mas ela depende de cada um de nós, ela depende de SI. 


* Uma pausa para reflexão * :)







Resumindo a questão...


- Será que faz sentido uma pessoa dizer que é "amiga dos animais" mas no entanto directamente colaborar para a tortura e morte de muitos desses seus amigos?
- Será que faz sentido uma pessoa dizer que é "ambientalista" mas no entanto directamente colabora para ajudar a provocar uma maior poluição, insustentabilidade pela exploração massiva de recursos naturais, para piorar as alterações climáticas, entre outros efeitos negativos na natureza?


Na minha opinião, parece-me que a resposta lógica é um claro não.


Deixo aqui um apelo para todos: Quando for ao supermercado VOTAR (escolher o tipo de produtos e empresas que vai apoiar ao fazer as suas compras), reflicta bem nas suas escolhas, evite financiar produtos de indústrias que sejam obtidos de uma forma cruel e anti-ecológica, e tente sim apoiar somente empresas e produtos que forem mais éticas, naturais e amigas do ambiente, por si e pelo planeta. Se não souber como e onde, pesquise na internet. Enquanto consumidor, você tem o poder de ajudar a fazer a diferença, para pior ou para melhor, é a SUA ESCOLHA e SUA RESPONSABILIDADE. Na realidade, o "poder de consumidor" é o mais poderoso meio de mudança que o cidadão comum tem na sua mão. Por isso não fique indiferente, assuma as suas responsabilidades e faça a escolha correcta ;) .


Como referido na parte 1, o ser humano, em geral ou de forma individual, não pode ter a arrogância de se achar superior a outros seres e que pode estar de alguma forma "separado" da Natureza, achando igualmente que tem direitos de propriedade e exploração sobre a mesma, pois é precisamente esta que nos dá tudo o que mais necessitamos, seja a nível físico como espiritual. Nós enquanto seres biológicos e de energia, fazemos parte deste incrível, complexo, frágil e maravilhoso ecossistema gigantesco e interligado chamado GAIA (Mãe Natureza, o conjunto de todos os ecossistemas e seres vivos do planeta).Não é possível o ser humano afastar-se da sua "mãe natural", pois fazemos parte deste sistema, e se queremos mesmo sobreviver / viver com qualidade e ajudar a fazer este mundo um pouco melhor, temos necessariamente de re-aprender a viver em paz e harmonia com a natureza, vivendo de uma forma mais simples, natural, sustentável e ecológica, respeitando os seus ecossistemas e seres vivos. Quem estiver interessado em tentar aprender mais sobre esta matéria, poderá informar-se nos sites abaixo indicados e aconselho igualmente a estudar Permacultura, que é também um assunto vital para estes objectivos (o que é permacultura: http://www.nelsonavelar.com/permacultura/permacultura_def.htm ).


Quanto a estas questões éticas, ecológicas e de estilos de vida, as opiniões podem divergir bastante, as pessoas podem até entrar numa espécie de conflito interior, isto porque pode ser difícil de abdicar de certas "vantagens" (na minha opinião superficiais) que este estilo de vida moderno possa trazer... mas, se queremos encontrar o nosso caminho, ser verdadeiramente felizes e viver de forma mais sustentável evitando o colapso dos recursos naturais, da sociedade e mesmo do planeta, não temos nenhuma outra hipótese, pois não é uma questão de opinião mas de factos... e pelo futuro da humanidade e de GAIA, é fundamental compreender isto e agir de imediato.


A maioria das pessoas pergunta-se sobre o que estamos aqui a fazer neste planeta, qual a missão de cada um. Será que vivemos apenas para "obedecer" de forma "automática" a um estilo de vida "robotizado", stressante e limitador que se resume ao "casa-trabalho, trabalho-casa, comprar carro e casa, consumir, consumir, consumir, cuidar dos filhos", em que apenas beneficia a economia em sacrifício do social, espiritual e ambiental, e ficar-se por ai? Será que isso trás uma verdadeira felicidade? Basta uma pessoa que vive apenas desta forma, perguntar-se a si própria se se sente verdadeiramente feliz e terá a resposta.


O estilo de vida que as sociedades modernas têm, pode ser visto como uma "armadilha espiritual", muito limitador da nossa liberdade e desenvolvimento interior. Hoje em dia dá-se mais valor ao trabalho exterior do que ao trabalho interior, dá-se mais valor ao ter do que ao SER. Será que consumir dá felicidade, dá paz e serenidade, faz evoluir uma pessoa? Obviamente que não.


Assim, qual a nossa verdadeira missão na vida? Acredito que poderei dizer de forma sucinta que, estamos aqui para evoluir espiritualmente, e evoluir no sentido de pensar, sentir e praticar o amor incondicional, por tudo e por todos... só os caminhos de cada pessoa para lá chegar é que podem ser diferentes. Quem entende a fundo esta questão e a pratica, é que é verdadeiramente feliz ou para lá caminha.


Qualquer pessoa pode ser aquilo que, por inércia, egoísmo ou desconhecimento, se deixar ser, ou, por conhecimento, ideais e vontade, quiser ser. Faça escolhas mais éticas, solidárias e ecológicas, que fará a diferença para melhor.


Se quiser fazer parte da mudança, comece agora mesmo, não desmoralize ou ponha todas as responsabilidades em cima dos outros... fazer a diferença depende apenas de uma pessoa: *VOCÊ*.



* Uma pausa para reflexão * :)




Quero deixar claro que este texto não pretende "ofender sensibilidades", mas sim incentivar a uma reflexão séria e profunda sobre esta matéria. Na minha opinião, se uma  
pessoa defender ideia ou ideal X ou Y, na prática deveria tentar ser o mais coerente possível, pois mais importante que opiniões, são as acções no dia-a-dia.


PF reflicta nestas palavras e, se quiser deixe a sua opinião, pois é importante partilhar.
Luz e paz para todos.


Por P. Daniel - 2008





Para mais informações consulte:


http://www.sejavegetariano.org
http://www.centrovegetariano.org
http://www.avp.org.pt


http://www.greenpeace.org
http://www.animal.org.pt
http://www.storyofstuff.com