24.12.10

The Story of Stuff – A História das Coisas

Foi em 2007 que a activista ambiental Annie Leonard lançou na internet o documentário de 20 minutos The Story of Stuff – A História das Coisas (www.thestoryofstuff.com) que, com uma linguagem simples e recorrendo a ilustrações, explica o ciclo de vida de todos os bens que temos como indispensáveis, apontando através deles a origem, desenvolvimento e consequências da nossa sociedade de consumo.

O documentário, criado e patrocinado por estúdios e organizações independentes, tornou-se um mito na Internet, traduzido para 15 línguas (inclusive Português) e visto por mais de 12 milhões de pessoas. O sucesso do filme deu origem também a um livro, homónimo, que aprofunda as questões colocadas por Annie Leonard no filme.

A premissa é simples: regra geral, ao comprarmos um produto, estamos habituados a prestar atenção apenas ao momento da compra, ao produto em si, à utilidade que nos terá naquele preciso momento. No anúncio que vimos e no jeito que aquilo nos vai dar. Não pensamos na história daquele produto: em quem o fez, que materiais foram usados, o que lhe vai acontecer quando não precisarmos mais dele.

Annie Leonard pretende demonstrar que todos estes factores estão interligados, que não podemos comprar seja o que for sem consequências ambientais, sociais, e mesmo pessoais. The Story of Stuff é um livro sobre uma sociedade obcecada com o consumo. Conseguirá o Planeta aguentar os exagerados níveis de consumo daquela que é, afinal, uma pequena parte da sua população?

O ciclo de vida dos produtos

Se formos a pensar num dos princípios do Comércio Justo, é precisamente o da transparência: sabermos que ao produtor foi pago uma quantia justa, as iniciativas sociais que foram permitidas à sua comunidade graças ao CJ, o seu impacto no ambiente local e mesmo o quanto a empresa investe em publicidade, nos transportes, etc.

A autora, neste livro, vai ainda mais longe, expondo o ciclo do consumo de uma forma totalmente diferente. Em cinco fases principais, é nos explicado o processo de extracção da matéria prima, o fabrico do produto, a distribuição, consumo, até ao momento em que é deitado para o lixo.

O que é que acontece à montanha de onde se extraíram os metais que compõem o nosso computador? Para onde vai o lixo electrónico? Com que aspecto ficaram os campos e os rios em volta das plantações do algodão usado para fazer a nossa t-shirt? Quantos litros de água estão, verdadeiramente, na nossa chávena de café? A que tóxicos estamos a expor as nossas crianças dando-lhes brinquedos com PVC? Essa, entre outras questões, são respondidas a fundo com uma linguagem simples e acessível neste livro.

As consequências humanas

Annie Leonard não é só especialista em questões ambientais. É também expert em fazer-nos pensar fora dos parâmetros aos quais fomos habituados.

Neste livro ficamos a conhecer melhor as consequência humanas da sociedade de consumo – tanto para quem fabrica e extrai os produtos – falando das comunidades destruídas, da discriminação, da exploração e exposição a tóxicos que já conhecemos, mas também das consequências para o próprio consumidor, aqui, no norte do planeta.

Segundo a mesma, nas nossas sociedades altamente consumistas, estamos a destruir o planeta, a explorar-nos uns aos outros, e nem sequer estamos mais felizes. Trabalhamos cada vez mais horas, estamos cada vez mais isolados, mais stressados, para podermos comprar mais Coisas.

O bem estar de um país deverá mesmo medir-se apenas pela sua produtividade económica?

Mas há esperança

Depois de entendermos a origem e final de cada produto, apontando uma série de consequências nefastas, humanas e ambientais, é impossível não imaginarmos um cenário negro.

E é neste aspecto que este livro, mais uma vez, se destaca: depois de, literalmente, desconstruir cada material, a autora propõe alternativas, mostra iniciativas que já estão a ser tomadas, dá ideias do que nós próprios podemos fazer para dar a volta a esta situação.

E sublinha que a sustentabilidade não está à venda nem na loja mais biológica, justa e sustentável. Comprar com responsabilidade, sem dúvida, comprar bem, mas acima de tudo, comprar menos.

O livro The Story of Stuff foi lançado em Março de 2010 e, de momento, ainda não está disponível no mercado português, não tendo ainda tradução para a nossa língua. Pode, no entanto encontrá-lo online. Note-se que o próprio livro foi feito de papel inteiramente reciclado, e as tintas e colas usadas são não tóxicas e biodegradáveis.

Rita Duarte
http://coresdoglobo.org/magazine/magazineCG0104.htm

VER VÍDEO EM PORTUGUÊS: